segunda-feira, 5 de junho de 2017

CDB



Os Certificados de Depósitos Bancários têm a finalidade de captar recursos para os bancos, como se você estivesse financiando ou emprestando dinheiro para que a instituição financeira realize empréstimos para outras pessoas. Da mesma forma que o banco cobra juros quando empresta dinheiro a alguém, ele também efetua o pagamento de juros quando recebe por empréstimo uma determinada quantia de algum cliente. Assim, ao final do prazo acordado, o banco pagará um percentual de juros para você.


Existem dois tipos de modalidades de CDB, os prefixados e os pós-fixados. O primeiro tipo ocorre quando já são informadas as taxas de remuneração no momento da contratação. Portanto, elas serão fixas no seu contrato. No CDB pós-fixado a remuneração pode sofrer alterações de acordo com o indexador contratado, portanto não se sabe sobre a sua remuneração na contratação. O valor somente será informado ao vencimento da aplicação, calculado através do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).


Para escolher entre as duas modalidades, o ideal é acompanhar a taxa SELIC, que nos oferece duas hipóteses: se o cenário apontar uma queda da taxa, o ideal é escolher os certificados prefixados. Porém, se ocorrer o contrário e as expectativas forem de alta da inflação e da taxa Selic, o pós-fixado é a modalidade ideal. O investimento acompanhará a alta do mercado financeiro, e ambos os tipos poderão ser resgatados a qualquer momento sem toda a remuneração que seria recebida caso o valor fosse resgatado no prazo acordado.


O ideal nesses casos é que seja avaliada a possibilidade de se ter uma assessoria financeira pessoal, com um profissional da área, para que ele possa apontar a melhor opção dentro das suas condições financeiras e expectativas de recebimento, tanto de valor quanto de tempo sobre o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário